A técnica Pomodoro é um método de gestão de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo nos anos 1980. Seu objetivo é aumentar a produtividade e o foco, alternando períodos de trabalho intenso com breves pausas para descanso.
Como funciona a Técnica Pomodoro:
Escolha uma tarefa específica para trabalhar.
Pode ser qualquer atividade que demande concentração, como estudar, escrever ou resolver problemas.
Defina um cronômetro para 25 minutos.
Esse intervalo é chamado de “1 Pomodoro”. Durante este tempo, concentre-se exclusivamente na tarefa escolhida.
Trabalhe sem interrupções até o cronômetro tocar.
Evite distrações como verificar e-mails ou redes sociais. Anote qualquer pensamento que surgir para lidar com ele depois.
Faça uma pausa curta de 5 minutos.
Use esse tempo para relaxar, levantar-se, tomar água ou alongar.
Repita o processo por 4 ciclos de 25 minutos.
Após completar 4 Pomodoros, faça uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos, para descansar a mente.
Por que funciona Pomodoros ?
Foco intensificado: Limitar o tempo de trabalho cria um senso de urgência.
Redução da procrastinação: Dividir grandes tarefas em blocos menores as torna mais manejáveis.
Melhora da saúde mental: Pausas regulares ajudam a prevenir o esgotamento.
Monitoramento de progresso: Cada Pomodoro concluído é um indicador claro de produtividade.
Ferramentas para aplicar a técnica:
Use aplicativos como Focus Booster, Pomodone ou Forest.
Cronômetros simples, físicos ou digitais, também funcionam bem.
A técnica é amplamente utilizada por estudantes, profissionais e freelancers para maximizar resultados em menos tempo.
Quando e como a técnica foi criada técnica pomodoro
A técnica foi criada no fim dos anos 1980 por Francesco Cirillo, desenvolvedor e empresário italiano. Na época, ele era estudante universitário e não conseguia se concentrar nos estudos e terminar suas tarefas. Então ele passou a usar um timer de cozinha com formato de tomate para gerenciar seu tempo.
No início, ele testou vários blocos de estudo focado, começando com 2 minutos e estendendo-os até 1 hora. Ele então percebeu que esses momentos de estudo estavam ficando muito longos para manter o foco em uma tarefa. Foi aí que ele escolheu o pomodoro de 25 minutos como o tempo ideal para suas necessidades.
A partir dessa experiência, Francesco reconheceu que o tempo não precisava ser fonte de ansiedade, mas poderia ser um aliado.
Tecnicamente, o Método Pomodoro treina as pessoas para se concentrarem melhor em suas tarefas, limitando o tempo que elas mantêm esse foco e garantindo intervalos que ajudam a restaurar a energia gasta nos 25 minutos.
A ideia por trás da técnica é que o cronômetro inspire um senso de urgência. Ao invés de sentir que você tem muito tempo disponível para realizar uma tarefa e acabar desperdiçando seu tempo com distrações, com o Pomodoro, você sabe que tem apenas 25 minutos para progredir o máximo possível em uma tarefa.
Além de se concentrar para realizar a tarefa no tempo estabelecido, o criador da técnica recomenda que você anote as distrações que aparecerem durante esse período. As interrupções podem ser internas (como sentir fome ou vontade de ir ao banheiro) ou externas (checar redes sociais, e-mails ou notificações no celular).
Ao colocar o Método Pomodoro em prática, você pode notar que sua produtividade vai aumentar e que você deixará de procrastinar.
Outros métodos para testar em seus estudos
O Pomodoro é um dos métodos de estudo mais conhecidos, mas existem outros que você pode aplicar em sua rotina de estudos. Que tal conhecer mais alguns?
Método de Leitura SQ3R
O Método SQ3R é, na verdade, um método de leitura. SQ3R é um acrônimo das primeiras consoantes das palavras da língua inglesa que correspondem às cinco etapas do processo de compreensão de leitura: Survey (Pesquisar), Questions (Perguntar), Read (Ler), Recite (Recitar) e Review (Revisar).
É um método de compreensão de leitura que auxilia os alunos a distinguir informações importantes e memorizá-las.
Prática de recuperação
Prática baseada no ato de tentar recordar informações sem tê-las à sua frente, ou seja, recriar — de memória — algo que você aprendeu no passado e pensar sobre isso agora.
Segundo esse método, lembrar-se da resposta de uma pergunta torna o aprendizado mais eficiente do que procurar a resposta em um livro.
Você pode colocar essa técnica em prática da seguinte maneira: faça testes práticos, elabore suas próprias perguntas e use flash cards.
Há ainda o Sistema Leitner, Repetição Espaçada, Método PQ4R, Técnica Feynman, Método Color Code, Mapa Mental, entre outros.
Gostou das dicas? Então comece a aplicar o Método Pomodoro em sua rotina para estudar melhor e gerenciar seu tempo e suas tarefas de forma eficiente. Bons estudos!